De vez em quando ao lermos um rótulo de uma garrafa de Champagne nos deparamos com algumas siglas: RM, NM, CM, RC, SR, ND e MA. Você sabe o que elas querem dizer?
Tudo parece um pouco confuso, mas essas siglas são a referência para saber qual é o status do produtor ou marca desse Champagne e são informações obrigatórias a cada garrafa comercializada sob a apelação Champagne. Vamos ver uma por uma!
RM: récoltant manipulant
Vigneron/viticultor elaborador. O vigneron nesse caso é o proprietário das terras de onde vem as uvas. Ele as colhe, vinifica, engarrafa e comercializa sob o seu nome. Ele não compra as uvas de terceiros. É o equivalente aos Domaines na Borgonha e são os vignerons com quem a Anima Vinum trabalha.
NM: négociant manipulant
São os produtores intitulados negociantes que compram as uvas de terceiros e que até podem ter as suas próprias terras e uvas, mas para completar a produção eles adquirem as uvas de outros produtores. Todas as grandes Maisons de Champagnes são NM.
RC: récoltant coopérateur
Vigneron Cooperativado, é o produtor que leva as suas uvas para uma cave cooperativa da qual ele é membro, para vinificar e engarrafar seus champagnes. Ele os recupera antes ou depois do dégorgement e os comercializa sob o seu nome.
CM: coopérative de manipulation
Cave cooperativa que vinifica as uvas de seus membros produtores e os comercializa.
SR: société de récoltants
Sociedade de viticultores, onde o grupo normalmente pertence a uma mesma família que se une para vinificar e comercializar os Champagnes.
ND: négociant distributeur
Negociante distribuidor, é quem compra o Champagne já pronto e coloca o rotulo com a sua marca.
MA: marque d’acheteur
Parecido com o negociante distribuidor ND, mas quem o compra é uma pessoa física ou empresa estranha à profissão. São geralmente marcas de supermercado, celebridades, restaurantes, lojas de vinhos, etc. Normalmente vem mencionado também quem o produziu: se foi um Domaine, viticultor elaborador (RM) ou uma grande Maison de vinhos (NM), etc.
São muitas siglas e muitas maneiras de ser produtor ou comercializar os Champagnes, por isso a Anima Vinum trabalha somente com os pequenos produtores de são donos das suas terras, que cuidam de todo savoir-faire do começo até o fim, garantindo o melhor Champagne em suas taças!